Boa noite!
Como posso identificar o motivo de uma perda inesperada de conexão quando tudo está funcionando perfeitamente? (Ex.: Cabo foi desconectado, dispositivo foi desligado, etc., Kernel e Viewer no mesmo local).
Desde já agradeço!
Wilson Lima
Motivo da perda de conexão com o equipamento
- thiago.bastos
- Administrador
- Posts: 10
- Joined: Thu Jan 31, 2013 3:54 pm
- Location: Av. Dr. Armando de Sales Oliveira, 445, Taquaral - Campinas - SP - Brasil
- Contact:
Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento
Caro Wilson, boa tarde!
A maneira mais simples de verificar eventos de falha de conexão com um equipamento remoto através do HIscada Pro é criar um Tag OPC na sua aplicação que possua o estado de conexão com o equipamento.
O servidor OPC da HI Tecnologia(SOS) publica este item OPC de duas formas: Um texto descrevendo o estado de conexão com o equipamento(state) e um código para este texto(stateCode).
Nesta página do manual do SOS, na seção "Items locais associados ao Equipamento (Device)", existe uma tabela descrevendo os possíveis valores que o state/stateCode podem assumir e os seus respectivos significados.
Observe nesta tabela que o state “Connection active” e o stateCode = 3 representam a conexão OK com o equipamento. Qualquer outro estado indica a falha de conexão com o mesmo, seja por desligar o equipamento, retirar o cabo de comunicação, entre outras situações.
Como exemplo, imagine que na sua aplicação exista um grupo de Tags OPC com o prefixo de endereçamento igual a: Server_1.Driver_1000.DEV1.
Neste caso basta você criar um Tag OPC neste grupo com o endereço do item igual a "state" ou "stateCode".
Com isso, o valor deste Tag representará o estado de conexão com o equipamento(conforme a tabela mencionada acima) e você poderá utilizá-lo de diversas formas na sua aplicação, seja para indicar ao usuário que a aplicação não está conectada com o equipamento ou mesmo utilizar este valor em scripts para alguma consistência.
Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
A maneira mais simples de verificar eventos de falha de conexão com um equipamento remoto através do HIscada Pro é criar um Tag OPC na sua aplicação que possua o estado de conexão com o equipamento.
O servidor OPC da HI Tecnologia(SOS) publica este item OPC de duas formas: Um texto descrevendo o estado de conexão com o equipamento(state) e um código para este texto(stateCode).
Nesta página do manual do SOS, na seção "Items locais associados ao Equipamento (Device)", existe uma tabela descrevendo os possíveis valores que o state/stateCode podem assumir e os seus respectivos significados.
Observe nesta tabela que o state “Connection active” e o stateCode = 3 representam a conexão OK com o equipamento. Qualquer outro estado indica a falha de conexão com o mesmo, seja por desligar o equipamento, retirar o cabo de comunicação, entre outras situações.
Como exemplo, imagine que na sua aplicação exista um grupo de Tags OPC com o prefixo de endereçamento igual a: Server_1.Driver_1000.DEV1.
Neste caso basta você criar um Tag OPC neste grupo com o endereço do item igual a "state" ou "stateCode".
Com isso, o valor deste Tag representará o estado de conexão com o equipamento(conforme a tabela mencionada acima) e você poderá utilizá-lo de diversas formas na sua aplicação, seja para indicar ao usuário que a aplicação não está conectada com o equipamento ou mesmo utilizar este valor em scripts para alguma consistência.
Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
Thiago Veronesi Bastos
Desenvolvedor de Software
HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Fax: +55 (19) 2139-1710
Email: thiago.bastos@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Desenvolvedor de Software
HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Fax: +55 (19) 2139-1710
Email: thiago.bastos@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento
Thiago, você pode verificar o link indicado, não esta funcionando e gostaria de saber as outras informações que posso ter acesso além do status.
- daniel_bable
- Moderadores
- Posts: 47
- Joined: Wed Jun 19, 2013 1:06 am
Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento
Daniel Bable Franco
Analista em Automação
HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Analista em Automação
HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br