Page 1 of 1

Motivo da perda de conexão com o equipamento

Posted: Mon Aug 26, 2013 1:16 am
by WSL
Boa noite!

Como posso identificar o motivo de uma perda inesperada de conexão quando tudo está funcionando perfeitamente? (Ex.: Cabo foi desconectado, dispositivo foi desligado, etc., Kernel e Viewer no mesmo local).

Desde já agradeço!

Wilson Lima

Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento

Posted: Mon Aug 26, 2013 6:55 pm
by thiago.bastos
Caro Wilson, boa tarde!

A maneira mais simples de verificar eventos de falha de conexão com um equipamento remoto através do HIscada Pro é criar um Tag OPC na sua aplicação que possua o estado de conexão com o equipamento.

O servidor OPC da HI Tecnologia(SOS) publica este item OPC de duas formas: Um texto descrevendo o estado de conexão com o equipamento(state) e um código para este texto(stateCode).

Nesta página do manual do SOS, na seção "Items locais associados ao Equipamento (Device)", existe uma tabela descrevendo os possíveis valores que o state/stateCode podem assumir e os seus respectivos significados.

Observe nesta tabela que o state “Connection active” e o stateCode = 3 representam a conexão OK com o equipamento. Qualquer outro estado indica a falha de conexão com o mesmo, seja por desligar o equipamento, retirar o cabo de comunicação, entre outras situações.

Como exemplo, imagine que na sua aplicação exista um grupo de Tags OPC com o prefixo de endereçamento igual a: Server_1.Driver_1000.DEV1.

Neste caso basta você criar um Tag OPC neste grupo com o endereço do item igual a "state" ou "stateCode".

Com isso, o valor deste Tag representará o estado de conexão com o equipamento(conforme a tabela mencionada acima) e você poderá utilizá-lo de diversas formas na sua aplicação, seja para indicar ao usuário que a aplicação não está conectada com o equipamento ou mesmo utilizar este valor em scripts para alguma consistência.

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!

Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento

Posted: Fri Mar 31, 2017 6:30 pm
by fdavid
Thiago, você pode verificar o link indicado, não esta funcionando e gostaria de saber as outras informações que posso ter acesso além do status.

Re: Motivo da perda de conexão com o equipamento

Posted: Mon Apr 03, 2017 12:49 pm
by daniel_bable
Caro David,

Segue o Link corrigido.

Link

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!