Contador SPDSW

Tutoriais, duvidas e outras informações do SPDSW e OPPE
Post Reply
Wallacy
Posts: 24
Joined: Thu May 30, 2019 8:05 pm

Contador SPDSW

Post by Wallacy »

Bom dia, estou tentando utilizar um contador no SPDSW que é ativado pela minha entrada digital, poderia me ajudar ? tentei usar o Contador UP e as vezes são contabilizados dois pulsos na entrada mesmo sendo apenas 1 ativação, o que pode ser ?
User avatar
Jean Bortolon
Administrador
Posts: 23
Joined: Wed Oct 07, 2020 1:00 pm

Re: CONTADOR SPDSW

Post by Jean Bortolon »

Olá Prezado,

Sobre o bloco utilizado para o contador, recomendamos que utilize a combinação da Entrada Digital ativando um Flip Flop de Pulso que irá pulsar um Bloco Somador, o Contador UP que você está utilizando possui algumas características que pode limitar sua aplicação, por exemplo, a exclusividade da utilização de memórias do tipo M [16 bits] em seus parâmetros, ou seja, você só poderá contar até 32767 pulsos conforme indicado na imagem abaixo e encontrado no manual do SPDSW acessando este Link
ContadorUP.png
ContadorUP.png (70.97 KiB) Viewed 644 times

Sobre a contagem de dois pulsos com apenas uma ativação da entrada digital isto pode estar relacionado ao Efeito Bouncing, recomendamos que utilize um filtro (Timer) no programa para prevenir esta situação conforme indicado na imagem abaixo:
ContadorAntiBouncing.PNG
ContadorAntiBouncing.PNG (66.21 KiB) Viewed 647 times

Baixe abaixo o programa de exemplo elaborado para contador de pulsos utilizando os conceitos citados acima:

- Programa de exemplo, acesse neste Link
Post Reply