Erro de Atribuição

Questões sobre o ambiente de programação para controladores geração G5 em linguagem de texto estruturado
Post Reply
Wallacy
Posts: 24
Joined: Thu May 30, 2019 8:05 pm

Erro de Atribuição

Post by Wallacy »

Olá, estou tentando carregar um programa em um controlador que funcionava anteriormente no HIstudio e está voltando o seguinte erro:
UINT PRA INT.PNG
UINT PRA INT.PNG (2.57 KiB) Viewed 329 times
User avatar
Jean Bortolon
Administrador
Posts: 23
Joined: Wed Oct 07, 2020 1:00 pm

Re: Erro de Atribuição

Post by Jean Bortolon »

Olá prezado,

A partir da versão 1.7.00 a atribuição de valores no HIstudio está sendo validada e gerando erro se não for chamada a função de conversão adequada.

É importante notar que nem todas as atribuições de valores de tipos diferentes tem que utilizar a função de conversão. Por exemplo, um valor do tipo INT pode ser atribuído a um valor do tipo DINT sem necessidade de chamar a função de conversão INT_TO_DINT(). Isto porque, um valor do tipo DINT pode representar todos os valores possíveis de um valor do tipo INT. Nestas condições a conversão dos tipos é realizada automaticamente pelo compilador do HIstudio e esta funcionalidade (atribuição implícita) está definida na norma IEC61131-3, veja a imagem abaixo onde as setas apontam quais os tipos de variáveis que podem ser atribuídas para outras, exemplo: uma INT pode ser atribuída em uma REAL, porém uma REAL não pode ser atribuída em uma INT sem utilizar a função de conversão.
image_2023-03-01_16_39_45.png
image_2023-03-01_16_39_45.png (114.96 KiB) Viewed 328 times

Consulte no manual do HIstudio todas as funções de conversão disponíveis e como utilizá-las em seu programa clicando no link abaixo:

- Manual sobre Conversão de Tipos, acesse neste Link

Demais dúvidas estamos à disposição em www.hitecnologia.com.br/suporte,

Desejamos a você um ótimo dia.
Post Reply