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Botão bit não retentivo.

Posted: Tue May 14, 2013 8:10 pm
by gustavojds
Olá,
estou tendo dificuldade para criar um botão que set um bit, porém que esse bit não fique guardado na variável do CLP. Não quero que ele seja retentivo.

Ex:
tenho uma máquina de corte qual entro com os parâmetros comprimento e quantidade e para acionar a máquina tenho um botão produzir. Porém esse botão quando clico ele fecha o contato da variável e quando solto ele abre novamente.

Obrigado,
Gustavo

Re: Botão bit não retentivo.

Posted: Wed May 15, 2013 2:01 pm
by heber.augusto
Bom dia Gustavo,

Se entendi corretamente, para resolver a sua necessidade necessitaríamos de dois novos eventos associados ao botão (OnMouseDown e OnMouseUp). Isto ainda não está disponível no Hiscada Pro mas será disponibilizado em futuras versões. O evento OnMouseDown ativaria seu tag booleano e o evento OnMouseUp desativaria.

Em anexo a esta resposta, se encontra um arquivo de um projeto de exemplo do HIscada Pro. Neste projeto existem dois objetos, um botão e um Edit, em uma tela (Screen).
Um dos botões, quando pressionado, executa um script que inverte o valor de um tag booleano. Ao invés de um clique (sua necessidade) são necessários dois cliques para ligar e desligar o tag.

O caminho do script é:

Viewers.Scripts.grupo1.toogleBit -- caminho para o Script LUA na hierarquia do projeto que inverte o valor do tag booleano

No manual online do HIscada Pro, existe um guia para importar um projeto, presente nesta página, na seção Importando um Projeto.

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Re: Botão bit não retentivo.

Posted: Wed May 15, 2013 4:00 pm
by gustavojds
Olá Heber,

obrigado pela resposta,

não teria como utilizar neste Button o evento On Exit com algum script que limpa o Bit?

Hoje estou usando apenas o On Click que manda o comando com meu motor.


Att,
Gustavo

Re: Botão bit não retentivo.

Posted: Mon May 20, 2013 1:00 pm
by heber.augusto
Bom dia Gustavo,

Acredito que o evento OnExit não resolverá seu problema.
Ele é executado quando o objeto perde o foco e isto significa que será necessário mais um clique para que o evento seja chamado.

Para esta necessidade, a solução será publicar os eventos OnMouseUp e OnMouseDown como disse. Já estamos trabalhando neste desenvolvimento e a próxima versão já estará com estes eventos publicados.

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