Leitura MODBUS RTU lenta

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos conversores PMC, ESC, WSC e entre outros.
Post Reply
Wallacy
Posts: 24
Joined: Thu May 30, 2019 8:05 pm

Leitura MODBUS RTU lenta

Post by Wallacy »

Estou implementando um projeto onde temos aproximadamente 20 dispositivos em uma rede Modbus RTU, estou realizando a leitura desses dispositivos através de uma lógica no CLP da Siemens ( S7-1200 ), tudo está funcionando, porem está muito lento.

Conforme recomendação da Siemens, a lógica realiza leitura de apenas 1 dispositivo por vez e essa leitura está configurada para 0,5 segundos, se considerarmos 20 dispositivos, acabo gastando 10 segundos para realizar um Scan de todos os dispositivos da rede e a atualização dos dados também fica presa a esse tempo, oque para nossa aplicação é muito lento.

Gostaria de verificar se vocês teriam um sugestão para melhorar esse tempo de atualização, notei que no site existe um conversor de Modbus RTU para Modbus TCP, talvez essa seja uma opção interessante.

Segue abaixo a imagem do cenário:
Leitura Modbus 1.png
Leitura Modbus 1.png (102.32 KiB) Viewed 641 times
User avatar
Jean Bortolon
Administrador
Posts: 23
Joined: Wed Oct 07, 2020 1:00 pm

Re: Leitura MODBUS RTU lenta

Post by Jean Bortolon »

Prezado Cliente,

De acordo com cenário descrito, a sua limitação está no pooling de leitura do seu CLP, se está fazendo a leitura de 1 device a cada 0,5 segundos e tem 20 devices, o ciclo total será de 10 segundos, independente da interface de comunicação e do protocolo (Serial-RTU ou Ethernet-TCP). A primeira sugestão seria entrar em contato com a Siemens para saber se esse é o tempo mínimo de Scan ou se pode ser diminuído, solucionando seu problema.

Caso seja mesmo necessário todo esse tempo, você poderia utilizar um gateway programável da HI (GTON-P), onde é possível desenvolver uma aplicação que leria todas a memórias dos devices modbus em um ciclo de Scan mais rápido, em torno de 50 milisegundos e mapeasse os valores das memórias dos escravos dentro do Gateway GTON P, com isto seu CLP acessaria diretamente estes valores nas memórias do GTON P através de uma conexão Ethernet utilizando o protocolo Modbus TCP.

Observe a imagem abaixo:
Leitura Modbus 2.png
Leitura Modbus 2.png (145.85 KiB) Viewed 639 times

Veja o vídeo de exemplo sobre a aplicação para mapeamento de dados:
- Vídeo Tutorial, acesse neste Link
Post Reply