Contador rápido na NVRAM

Tutoriais, duvidas e outras informações do SPDSW e OPPE
Post Reply
User avatar
Jean Bortolon
Administrador
Posts: 23
Joined: Wed Oct 07, 2020 1:00 pm

Contador rápido na NVRAM

Post by Jean Bortolon »

Boa tarde,
Minha demanda é seguinte: Preciso implementar o bloco de contador rápido para fazer contagem de peças. O detalhe é que eu preciso salvar estes valores da contagem na memória NVRAM do controlador NEON.

Estou com dificuldades pois os valores da contagem não estão ficando salvos após resetar o CLP.
User avatar
ViniciusMoraes
Administrador
Posts: 36
Joined: Sat Oct 22, 2016 1:48 am
Contact:

Re: Contador rápido na NVRAM

Post by ViniciusMoraes »

Boa tarde,
Para responder esta sua dúvida nós elaboramos um programa de exemplo que será apresentado neste post e encontra-se disponível para download no final.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Configurações iniciais


1) Configurar a entrada digital para contador rápido

> Esta configuração fica salva no controlador e não no arquivo do programa. Portanto, para cada equipamento é necessário realizar esta configuração.

> Por padrão as entradas digitais dos controladores saem de fábrica sem nenhuma configuração especial habilitada. Portanto, é necessário habilitar o recurso de contador rápido para a entrada que será utilizada. Consulte o manual do módulo de IO equipado no seu equipamento para garantir que o recurso de contador rápido esteja disponível.

> Para configurar o recurso acesse: Controlador >> Módulos de hardware >> [Acesse o respectivo módulo de IO que será configurado] (No meu caso estou utilizando um NEON com HIO140).

Config_Contador_01.png
Config_Contador_01.png (132.62 KiB) Viewed 799 times

> Abrirá uma nova tela com as configurações de IO do CLP. Acesse a aba Encoder/contador rápido.

> Temos algumas entradas digitais que podem ser configuradas para operar como encoder ou contador rápido. No meu caso vou definir que a entrada I02 será utilizada como contador rápido.

Config_Contador_02.png
Config_Contador_02.png (19.92 KiB) Viewed 797 times

> Note que após configurar a I02 foi apresentado um identificador do canal de contador rápido "[T2]". Vamos utiliza-lo dentro do programa ladder.

Config_Contador_03.png
Config_Contador_03.png (19.76 KiB) Viewed 795 times


2) Configurar a memória NVRAM

> Esta configuração está salva no arquivo do programa. Você pode adaptar de acordo com a sua aplicação.

> Neste programa de exemplo foi definido apenas a memória L10 como sendo uma memória não volátil (memória que depende de uma bateria no core processador para manter os valores quando o CLP é desligado).

> Para configurar acesse: Programa >> Setup do programa.

Config_NVRAM_01.png
Config_NVRAM_01.png (75.45 KiB) Viewed 794 times

> Abrirá uma tela Setup do programa. Acesse a aba NVRAM.

> Basta definir um offset (memória inicial que será mantida em NVRAM) e a quantidade.

Config_NVRAM_02.png
Config_NVRAM_02.png (11.98 KiB) Viewed 793 times


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Programa ladder



1) Bloco FCT


> Este bloco permite o acesso via programa ladder aos valores das interfaces de encoder e contador rápido. Para mais informações acesse a documentação do bloco.

Ladder_FCT_01.PNG
Ladder_FCT_01.PNG (8.04 KiB) Viewed 792 times


2) Lógica para incrementar os valores do contador

> A idéia é a seguinte... Se a memória L0 está diferente de L1 significa que foram identificados pulsos na entrada digital do controlador. Portanto, pegamos a diferença deste valor e atribuímos na memória L2 (L0 - L1 = L2). Na sequência o valor de L2 é somado no contador L10 configurado na memória NVRAM (L10 + L2 = L10).

Ladder_FCT_02.PNG
Ladder_FCT_02.PNG (15.53 KiB) Viewed 791 times


3) Função para reset do valor do contador

> Exemplo de um simples recurso para resetar os valores do contador.

Ladder_FCT_03.PNG
Ladder_FCT_03.PNG (11.07 KiB) Viewed 790 times

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Download do programa de exemplo:



Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas basta utilizar o fórum!
Vinícius de Moraes
Vendas | Suporte Técnico Comercial

E-mail de contato: suporte@hitecnologia.com.br
Telefone: (19)2139-1700 - (Opção 2 - Suporte Técnico).
Post Reply