A situação que me encontro é a seguinte: existia uma prensa desativada aqui cujo o objetivo é reativá-la para ser uma reserva da atual, a prensa é utilizada para ensaios laboratoriais de resistência sobretudo de solos, desta forma preciso ter acesso ao ambiente de programação, que acredito por tudo que li que seja o SPDSW contudo não percebi a diferença entre o mesmo e o OPPE, além disso minha interface não apresenta os semáforos de status do equipamento mesmo quando conectado e nem uma aba a direita que descreve o projeto corrente, o código e a base, neste local fica um plano de fundo indicando o site da HI. Bom, diante deste cenário, as perguntas são:
Primeiro, qual o correto ambiente de programação e qual a diferença entre o OPPE e o SPDSW, segundo, Essas divergências de interface citada entre aquilo citado no guia de suporte e aquilo que aparece na minha versão é um problema de versão, é um problema que não existe programa carregado ou se existe esta corrompido ou algo do tipo, ou é falta de informação minha e basta configurar o PLC. Por fim desculpa pelas perguntas e pela minha falta de conhecimento, todo material que li me pareceu bem claro contudo não continha as informações citadas anteriormente.
Obrigado pela atenção.
[Controladores] Ambiente de Programação / Conexão com o PLC
Re: [Controladores] Ambiente de Programação / Conexão com o PLC
Respondendo aos seus questionamentos:
A aba a direita mostra os Parâmetros do Projeto Corrente que foi aberto no SPDSW, logo, você precisa abrir um projeto existente ou criar um projeto novo. Veja Organização Funcional do Aplicativo SPDSW.
A aba da esquerda mostra os Parâmetros do Controlador, quando o mesmo está conectado ao computador. Logo se o equipamento que você possui não aparece neste campo, significa que seu Controlador não está conectado com o SPDSW.
Veja os vídeos sobre o SPDSW em nosso canal do youtube.
Tenha em mente que você precisa configurar o canal de comunicação(serial ou Ethernet) do seu PC para comunicar com o PLC. Deste modo vc precisa saber como está a configuração do seu PLC. Caso esteja utilizando comunicação serial se atende à pinagem do cabo entre o PC e PLC.
Sim, o ambiente de programação dos controladores da HI Tecnologia, até então, é o SPDSW, caso você possua controladores da geração GI (ZAP500, MCI, MIX600), utilizar a versão do SPDSW 2.9.03.desta forma preciso ter acesso ao ambiente de programação, que acredito por tudo que li que seja o SPDSW
O SPDSW é o ambiente de programação Ladder dos controladores (ZAP, P7C, NEON, RION) da HI Tecnologia, enquanto o OPPE é o ambiente de programação das IHMs (IHM do ZAP, MMI650, MMI700, MMI800) da HI Tecnologia.o SPDSW contudo não percebi a diferença entre o mesmo e o OPPE
Quando você diz semáforos de status, entendo que seja as duas bolinhas localizadas no canto direito inferior do SPDSW correto?minha interface não apresenta os semáforos de status do equipamento mesmo quando conectado e nem uma aba a direita que descreve o projeto corrente, o código e a base, neste local fica um plano de fundo indicando o site da HI
A aba a direita mostra os Parâmetros do Projeto Corrente que foi aberto no SPDSW, logo, você precisa abrir um projeto existente ou criar um projeto novo. Veja Organização Funcional do Aplicativo SPDSW.
A aba da esquerda mostra os Parâmetros do Controlador, quando o mesmo está conectado ao computador. Logo se o equipamento que você possui não aparece neste campo, significa que seu Controlador não está conectado com o SPDSW.
Veja os vídeos sobre o SPDSW em nosso canal do youtube.
Se você possui em PLC da HI Tecnologia, e quer programar o mesmo, utilize o SPDSW. Se vc possui uma IHM, ou um ZAP91X com IHM, utilize o OPPE para programar a IHM.Primeiro, qual o correto ambiente de programação e qual a diferença entre o OPPE e o SPDSW, segundo, Essas divergências de interface citada entre aquilo citado no guia de suporte e aquilo que aparece na minha versão é um problema de versão, é um problema que não existe programa carregado ou se existe esta corrompido ou algo do tipo, ou é falta de informação minha e basta configurar o PLC.
Tenha em mente que você precisa configurar o canal de comunicação(serial ou Ethernet) do seu PC para comunicar com o PLC. Deste modo vc precisa saber como está a configuração do seu PLC. Caso esteja utilizando comunicação serial se atende à pinagem do cabo entre o PC e PLC.