Como acessar rede RS-485 pelo OPC Server?

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos controladores ZAP, P7C, NEON, RION e módulos de I/O em geral.
Post Reply
luan_almeida
Posts: 7
Joined: Mon Sep 25, 2017 7:43 pm

Como acessar rede RS-485 pelo OPC Server?

Post by luan_almeida »

Boa noite,

Eu estou implementando um supervisório com o Hiscada Pro que está instalado num computador ligado em rede Ethernet com um P7C. Até esse ponto eu consigo integrar o controlador com o OPC Server e com o Hiscada Pro normalmente.

Porém, na COM1 do P7C tenho outros controladores (4 NEONs e 5 RIONs) em uma rede RS-485. Como eu faria pra utilizar as tags de todos os controladores no supervisório?
Luan Phelippe Almeida
Renov Service
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Como acessar rede RS-485 pelo OPC Server?

Post by wesley.oliveira »

Bom dia, Luan.
Neste caso, para que você possa acessar as memórias dos equipamentos que estão conectados na porta COM1 do P7C, através do HIscada Pro, você deve realizar as seguintes configurações:

1) Primeiramente você deve configurar cada um dos equipamentos com um ID diferente. Por exemplo: O P7C com ID = 1, o primeiro NEON com ID = 2, o segundo NEON com ID = 3, o terceiro NEON com ID = 4 e assim por diante.

2) No segundo momento, você deve configurar o Redirecionamento de Pacotes (PPE) do P7C. No seu caso, o Redirecionamento de Pacotes seria 1 CLUSTER [256 eqps/cluster] e o Redirecionamento da Porta Ethernet para a Porta COM1, como mostrado na imagem abaixo.
PPE.png
PPE.png (49.29 KiB) Viewed 2040 times
3) No terceiro momento, você deve criar no HIscada Pro, um GRUPO de TAGs OPCs para cada ID de equipamento, e configurar estes GRUPOS para acessar os IDs de cada um dos equipamentos. Veja um exemplo nas imagens abaixo.
config_grup1.png
config_grup1.png (16.54 KiB) Viewed 2040 times
config_grup2.png
config_grup2.png (16.81 KiB) Viewed 2040 times
A partir deste momento, é só criar e configurar os Tags dentro dos GRUPOS OPCs.
Espero te lhe ajudado.
Abraço.
luan_almeida
Posts: 7
Joined: Mon Sep 25, 2017 7:43 pm

Re: Como acessar rede RS-485 pelo OPC Server?

Post by luan_almeida »

Consegui fazer funcionar, ajudou bastante. Obrigado!
Luan Phelippe Almeida
Renov Service
Post Reply