[ESC717]Duvida de acesso e configuração

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos conversores PMC, ESC, WSC e entre outros.
Post Reply
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

[ESC717]Duvida de acesso e configuração

Post by sato-sam »

Amigo, comprei aqui com vcs um ESC717-b4.
Vou usar ele em modbus rtu em uma rede RS-485 com um multimedidor da Renz, Entrei no ip do gateway, ajustei as configurações de baudrate, paridade e stopbit conforme está configurado no Medidor, mudei os dip embaixo do ESC para funcionar como rs 485, comprei um DB9 e soldei um par de cabos nos terminais 2 e 3 e esse cabos liguei no multimedior, porém não estou encontrando o id dele na rede, encontrei apenas o do gateway que alterei para 10, tem alguma sugestão? fiz alguma coisa errada no caminho? Estou usando o ScadaBR como supervisório!
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: [ESC717]Duvida de acesso e configuração

Post by sato-sam »

Prezado, bom dia.

Vamos por parte.

Lado Ethernet
- Para acesso ao ESC, certifique-se que o IP do PC está na mesma subrede do conversor.
Por default, temos no ESC717:
- IP: 192.168.0.230
- Gateway: 192.168.0.1
- Subnet Mask: 255.255.255.0

O IP do PC deve ser diferente do IP do ESC717!

Utilize o GD (disponível neste link) para configurar e atualizar o firmware. O ESC717 também responde a requisições feitas pelo browser em seu endereço IP.

Lado serial:
- Verifique a pinagem pois pinos 2 e 3 são da RS232, os pinos da RS485 são os pinos 1(-DT) e 9(+DT). A documentação de um cabo ESC717- pinos Rs485 pode ser acessada neste link. É necessário um cadastro em nosso site.
- Verifique o baud rate, paridade, stop bit do medidor e configure os mesmos valores no ESC (acho que já fez isso).

Configuração do ESC:
- Configure o ESC utilizando o GD. No seu cenário ele deve funcionar como bridge, correto? Então na aba Geral do GD o protocolo deve estar: MODBUS-TCP <-> MODBUS-RTU

- Note que o ESC717 é também um dispositivo Modbus e, portanto, possui um endereço no qual responde requisições, além de possuir uma base Modbus que permitem verificação de alguns parâmetros do ESC717. Estas variáveis estão descritas no Manual do Usuário do ESC717, item ESC717 B2 e B4 – Operação como um Dispositivo MODBUS, acessível neste link.
Ou seja, o ESC717 deve ter um endereço Modbus único (que por default é 247), que deve ser diferente do endereço do seu medidor.

Estou à disposição para eventuais dúvidas.
Post Reply