Page 1 of 1

Converter valores para Hexadecimal

Posted: Thu Jan 02, 2020 9:31 pm
by Samuel.Cappelli
Olá.

Estou tentando fazer com que o CLP abra uma conexão via ethernet com o IP e porta definidos pelo usuário via IHM, e envie uma numeração em ASCII ao destino que também deve ser inserida em decimal, mas transmitida via rede em hexadecimal. Assim sendo,

a) Como posso fazer com que, através do IHM, o usuário input os 4 valores do campo IP em decimal ex. Campo 1 = 192, Campo 2 = 168, Campo 3 = 10, Campo 4 = 33, e o CLP processe e atribua a memória adequada (que será destinada ao bloco padrão na função comunicaçao remota) a informação já convertida em hexa (afinal, pela documentação, o valor da memória usada alí deve ser escrita em notaçao HEXA).

b) Pegar uma string em ASCII e converter, caracter por caracter em hexadecimal, transmitindo o valor em HEXA? É possível fazer isto via blocos?

Re: Converter valores para Hexadecimal

Posted: Thu Jan 09, 2020 8:33 pm
by ViniciusMoraes
Prezado Samuel,
Como posso fazer com que, através do IHM, o usuário input os 4 valores do campo IP em decimal ex. Campo 1 = 192, Campo 2 = 168, Campo 3 = 10, Campo 4 = 33, e o CLP processe e atribua a memória adequada (que será destinada ao bloco padrão na função comunicaçao remota) a informação já convertida em hexa (afinal, pela documentação, o valor da memória usada alí deve ser escrita em notaçao HEXA).
. Para responder a sua dúvida, criamos um programa de exemplo, EPE.00134, que demonstra como é realizado esta conversão que você citou: Digitar um endereço IP na IHM e converter em uma única variável do tipo L, na qual poderá ser utilizada, posteriormente, como um parâmetro para fazer uma comunicação remota com outro dispositivo.
Pegar uma string em ASCII e converter, caracter por caracter em hexadecimal, transmitindo o valor em HEXA? É possível fazer isto via blocos?
. Uma string em ASCII já é formatada em hexadecimal, portanto não há necessidade de realizar nenhuma conversão. Recomendo que dê uma olhada no programa de exemplo EPE.00034.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Download dos Programas de exemplo:

> EPE.00134 - Programar e Converter um Endereço de IP (que pode ser baixado por este link).

> EPE.00034 - Interface com dispositivos de Protocolo ASCII (que pode ser baixado por este link).


Em caso de dúvidas, basta utilizar nosso fórum!