[ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos controladores ZAP, P7C, NEON, RION e módulos de I/O em geral.
Post Reply
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

[ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by sato-sam »

Estou desenvolvendo um sistema supervisório para um cliente que possui um CLP ZAP900 e gostaria de incluir o mesmo no sistema. Verificando o manual do equipamento encontrei que o mesmo possui a possibilidade de utilizar o protocolo Modbus RTU (slave), mas não encontrei onde estariam as tabelas de endereços.
Poderiam me auxiliar em onde encontrar estas tabelas? Lembrando que não tenho o projeto que esta "rodando" no equipamento.

Outra dúvida é quanto ao canal serial. É necessário alterar alguma configuração para utilizar o Modbus RTU? Ou tem algum configuração de fábrica padrão para baudrate, paridade e stopbits?
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: [ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by sato-sam »

Bom dia!
sato-sam wrote: Fri Jan 18, 2019 1:53 pm É necessário alterar alguma configuração para utilizar o Modbus RTU? Ou tem algum configuração de fábrica padrão para baudrate, paridade e stopbits?
Sim, você deve conectar no equipamento e, no SPDSW, acessar a configuração do controlador em: Ferramentas > Comunicação > Configurar > Controlador. Alterar os parâmetros do canal serial a ser utilizado, protocolo, baud rate, stop bits.

A janela de configuração é parecida com a abaixo:
configZAP.PNG
configZAP.PNG (50.96 KiB) Viewed 5248 times
sato-sam wrote: Fri Jan 18, 2019 1:53 pm Poderiam me auxiliar em onde encontrar estas tabelas? Lembrando que não tenho o projeto que esta "rodando" no equipamento.
Os endereços Modbus do ZAP são:
[*] Memória booleana R0 equivale ao Coil 0
[*] Memória inteira M0 equivale ao Holding Register 0
[*] Memória inteira D0 equivale ao Holding Register 10000, seguindo a fórmula apresentada na #FAQ 98

Boa sorte e até breve,
sato-san
ThiagoT
Posts: 2
Joined: Fri Jan 18, 2019 2:18 pm

Re: [ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by ThiagoT »

Boa tarde!

Muito Obrigado pela resposta!

Ainda tenho algumas dúvidas:
Ao conectar no CLP eu consigo ver a programação com os endereços e comentários? Ou preciso ter o arquivo antes de me conectar?
Para a conexão posso utilizar um cabo RS232-usb comum?
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: [ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by sato-sam »

Bom dia!
ThiagoT wrote: Fri Jan 18, 2019 5:42 pm Ao conectar no CLP eu consigo ver a programação com os endereços e comentários? Ou preciso ter o arquivo antes de me conectar?
Se você não tem o arquivo .PJW do programa ladder, você conseguirá apenas ver as variáveis via DUMP de Variáveis apenas.
ThiagoT wrote: Fri Jan 18, 2019 5:42 pm Para a conexão posso utilizar um cabo RS232-usb comum?
Entre o conversor serial/usb e o PLC ZAP, o cabo a ser utilizado é um cabo PC-PLC GII/3, cuja documentação está disponível neste link.

Boa sorte e até breve,
Sato-san.
ThiagoT
Posts: 2
Joined: Fri Jan 18, 2019 2:18 pm

Re: [ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by ThiagoT »

Boa tarde!
Muito obrigado pela ajuda!!!
Consegui me conectar e ver as configurações, mas ainda tenho dois receios:

Procurei a configuração do endereço do escravo Modbus mas não encontrei, onde fica? Qual é o padrão?

Pretendo utilizar a porta COM1 em RS485, quando alterar a configuração da porta como me conecto com o SPDSW? A mesma maneira ainda funcionará?
O cabo RS485 utiliza os pinos 4 e 6 mesmo?

Att,
ThiagoT
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: [ZAP] Como utilizar Modbus-RTU com ZAP900?

Post by sato-sam »

Bom dia Thiago!

O endereço modbus do ZAP está disponível na aba Global, como segue:
id_eth.PNG
id_eth.PNG (49.57 KiB) Viewed 5213 times
O valor default é 1.
ThiagoT wrote: Mon Jan 28, 2019 4:18 pm Pretendo utilizar a porta COM1 em RS485, quando alterar a configuração da porta como me conecto com o SPDSW? A mesma maneira ainda funcionará?
Não, esta serial será utilizada para a comunicação RS485 entre o CLP e um device. Para acesso, você deverá utilizar o canal COM2. Lembre-se de configurar a DIP na traseira do equipamento.

A pinagem do DB9 do ZAP900 pode ser encontrada no manual do ZAP900, disponível neste link.

Att,
Sato-san
Post Reply