[Controladores] Ambiente de Programação / Conexão com o PLC

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos controladores ZAP, P7C, NEON, RION e módulos de I/O em geral.
Post Reply
User avatar
phius
Moderadores
Posts: 57
Joined: Fri Dec 16, 2016 12:08 pm

[Controladores] Ambiente de Programação / Conexão com o PLC

Post by phius »

A situação que me encontro é a seguinte: existia uma prensa desativada aqui cujo o objetivo é reativá-la para ser uma reserva da atual, a prensa é utilizada para ensaios laboratoriais de resistência sobretudo de solos, desta forma preciso ter acesso ao ambiente de programação, que acredito por tudo que li que seja o SPDSW contudo não percebi a diferença entre o mesmo e o OPPE, além disso minha interface não apresenta os semáforos de status do equipamento mesmo quando conectado e nem uma aba a direita que descreve o projeto corrente, o código e a base, neste local fica um plano de fundo indicando o site da HI. Bom, diante deste cenário, as perguntas são:

Primeiro, qual o correto ambiente de programação e qual a diferença entre o OPPE e o SPDSW, segundo, Essas divergências de interface citada entre aquilo citado no guia de suporte e aquilo que aparece na minha versão é um problema de versão, é um problema que não existe programa carregado ou se existe esta corrompido ou algo do tipo, ou é falta de informação minha e basta configurar o PLC. Por fim desculpa pelas perguntas e pela minha falta de conhecimento, todo material que li me pareceu bem claro contudo não continha as informações citadas anteriormente.

Obrigado pela atenção.
User avatar
phius
Moderadores
Posts: 57
Joined: Fri Dec 16, 2016 12:08 pm

Re: [Controladores] Ambiente de Programação / Conexão com o PLC

Post by phius »

Respondendo aos seus questionamentos:
desta forma preciso ter acesso ao ambiente de programação, que acredito por tudo que li que seja o SPDSW
Sim, o ambiente de programação dos controladores da HI Tecnologia, até então, é o SPDSW, caso você possua controladores da geração GI (ZAP500, MCI, MIX600), utilizar a versão do SPDSW 2.9.03.
o SPDSW contudo não percebi a diferença entre o mesmo e o OPPE
O SPDSW é o ambiente de programação Ladder dos controladores (ZAP, P7C, NEON, RION) da HI Tecnologia, enquanto o OPPE é o ambiente de programação das IHMs (IHM do ZAP, MMI650, MMI700, MMI800) da HI Tecnologia.
minha interface não apresenta os semáforos de status do equipamento mesmo quando conectado e nem uma aba a direita que descreve o projeto corrente, o código e a base, neste local fica um plano de fundo indicando o site da HI
Quando você diz semáforos de status, entendo que seja as duas bolinhas localizadas no canto direito inferior do SPDSW correto?
A aba a direita mostra os Parâmetros do Projeto Corrente que foi aberto no SPDSW, logo, você precisa abrir um projeto existente ou criar um projeto novo. Veja Organização Funcional do Aplicativo SPDSW.
A aba da esquerda mostra os Parâmetros do Controlador, quando o mesmo está conectado ao computador. Logo se o equipamento que você possui não aparece neste campo, significa que seu Controlador não está conectado com o SPDSW.

Veja os vídeos sobre o SPDSW em nosso canal do youtube.
Primeiro, qual o correto ambiente de programação e qual a diferença entre o OPPE e o SPDSW, segundo, Essas divergências de interface citada entre aquilo citado no guia de suporte e aquilo que aparece na minha versão é um problema de versão, é um problema que não existe programa carregado ou se existe esta corrompido ou algo do tipo, ou é falta de informação minha e basta configurar o PLC.
Se você possui em PLC da HI Tecnologia, e quer programar o mesmo, utilize o SPDSW. Se vc possui uma IHM, ou um ZAP91X com IHM, utilize o OPPE para programar a IHM.
Tenha em mente que você precisa configurar o canal de comunicação(serial ou Ethernet) do seu PC para comunicar com o PLC. Deste modo vc precisa saber como está a configuração do seu PLC. Caso esteja utilizando comunicação serial se atende à pinagem do cabo entre o PC e PLC.
Post Reply