[Controladores] Comunicação falhando em rede RS-485

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos controladores ZAP, P7C, NEON, RION e módulos de I/O em geral.
Post Reply
luan_almeida
Posts: 7
Joined: Mon Sep 25, 2017 7:43 pm

[Controladores] Comunicação falhando em rede RS-485

Post by luan_almeida »

Bom dia!

Eu estou instalando uma rede de CLPs com 10 RIONs, 5 NEONs e 1 P7C. Todos estão ligados em rede RS-485, protocolo SCP-HI, 38400 bauds, modo escravo e cada um com um endereço (de 1 a 16). Eu acesso às memórias dos controladores pelo HI Scada Pro através da porta Ethernet do P7C. A comunicação está funcionando normalmente até esse ponto.

O problema é que se qualquer um dos controladores desligar ou parar de comunicar, todos os pontos em tela congelam, eu não consigo ler nem escrever em nenhuma memória de nenhum controlador.

Como eu poderia resolver esse problema de forma que se um dos controladores desligar, o supervisório continue comunicando com os demais?
Luan Phelippe Almeida
Renov Service
User avatar
phius
Moderadores
Posts: 57
Joined: Fri Dec 16, 2016 12:08 pm

[Controladores] Re: Comunicação falhando em rede RS-485

Post by phius »

Bom Dia Luan,

Provavelmente isto deve ser problema na configuração do HIscada/Driver de comunicação de quando ele perde comunicação com qualquer um dos controladores.

Responda as perguntas:
1. Qual a versão do HIscada PRO você está utilizando?
2. Qual o Driver de comunicação que você está utilizando (SPServerII ou MpLServer) e a versão?
3. Como você acessa as memórias dos controladores? Via ponto-a-ponto estendido no P7C? Ou o P7C possui um ladder que obtém essas memórias?
luan_almeida
Posts: 7
Joined: Mon Sep 25, 2017 7:43 pm

Re: [Controladores] Comunicação falhando em rede RS-485

Post by luan_almeida »

1. Qual a versão do HIscada PRO você está utilizando?
R. Versão 1.5.02
2. Qual o Driver de comunicação que você está utilizando (SPServerII ou MpLServer) e a versão?
R. ScpServerII versão 1.3.18
3. Como você acessa as memórias dos controladores? Via ponto-a-ponto estendido no P7C? Ou o P7C possui um ladder que obtém essas memórias?
R. Estou acessando via redirecionamento de pacotes da COM1 (onde está a rede RS-485) para a porta Ethernet (onde está o computador com o supervisório).

Configurações feitas no SS2M:
Driver_1000_SS2M.png
Driver_1000_SS2M.png (53.04 KiB) Viewed 4305 times
Ethernet_001_SS2M.png
Ethernet_001_SS2M.png (37.44 KiB) Viewed 4305 times
Luan Phelippe Almeida
Renov Service
User avatar
heber.augusto
Posts: 15
Joined: Tue Jan 22, 2013 10:50 am
Location: Av. Dr. Armando de Sales Oliveira, 445, Taquaral - Campinas - SP - Brasil
Contact:

Re: [Controladores] Comunicação falhando em rede RS-485

Post by heber.augusto »

Boa tarde Luan, apenas para registrar a solução utilizada em seu caso (pode ser útil a outros usuários).

Para a solução do problema, o cliente foi orientado a alterar a solução de comunicação de ScpServerII para MplServer que é a solução atual de servidor de comunicação para os equipamentos da HI Tecnologia.

O MplServer é gratuito para a comunicação com os equipamentos da HI Tecnologia mas também funciona como um Servidor OPC modbus para comunicação com equipamentos que utilizem este protocolo (modbus/RTU ou modbus/TCP).

Do ponto de vista do padrão OPC, além do nome do servidor, a principal diferença entre estes dois servidores (ScpServerII e MplServer) está no padrão de endereçamento. Este link do manual online do MplServer apresenta como podem ser acessados cada um dos tipos de memórias tanto para o protocolo da HI Tecnologa como para o protocolo Modbus.
Heber Augusto Scachetti
Gerente de Desenv. de Software

HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Fax: +55 (19) 2139-1710
Email: heber.augusto@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Post Reply