Auto Conexão na configuração Ethernet

Tutoriais, duvidas e outras informações do SPDSW e OPPE
Post Reply
User avatar
Samuel.Cappelli
Posts: 6
Joined: Sun Jan 13, 2019 3:21 pm

Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by Samuel.Cappelli »

Olá.
Procurei a resposta em toda a documentação sobre a configuração TCP dos CLPs mas não consegui encontrar. Verifiquei em algum lugar do forum que posso configurar 3 soquetes ethernet como servidores ou 1 como cliente. Mas para que serve e como funciona a AUTO-CONEXÃO? (disponível no soquete 1).
Obrigado!
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by sato-sam »

Boa tarde Samuel!

A opção de Auto Conexão do Socket 1 permite que o CLP HI (NEON, P7C, RION+) abra conexão com um equipamento com IP e porta configurados nos campos "IP destino" e "Porta destino". A tentativa de abertura de conexão ocorre assim que o equipamento liga e, caso não consiga abrir conexão, o CLP realiza nova tentativa a cada 15 segundos.

Um exemplo de aplicação para a Autoconexão é o Portal de Telemetria da HI. Para acesso ao Portal, quem abre a conexão é o equipamento e o Portal realiza a autenticação. Assim, basta configurar no CLP o IP e Porta do Portal e deixar o Socket como Autoconexão.
eth_aconex.PNG
eth_aconex.PNG (110.91 KiB) Viewed 5842 times
Até breve,
Sato-san
User avatar
Samuel.Cappelli
Posts: 6
Joined: Sun Jan 13, 2019 3:21 pm

Re: Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by Samuel.Cappelli »

Mas qual seria a diferença entre eu configurar o soquete 1 como cliente, sem ativar a AUTO-CONEXÃO? Ele deixa de buscar conexão a cada 15 segundos? Ele tenta conectar apenas uma única vez? Se eu configurar o soquete como cliente, ele não fará exatamente a mesma coisa?
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by sato-sam »

Bom dia Samuel,

A diferença entre configurar como cliente sem auto conexão e cliente com auto conexão é o equipamento tentar abrir conexão assim que liga. Se você configurar o socket como cliente apenas, precisará abrir a conexão no programa ladder utilizando o bloco SCB de comunicação remota, conforme mostra o programa de exemplo EPE.0066 - Utilização de controlador HI para operação como cliente ethernet.

Assim, configurar a autoconexão garante que o CLP tenta abrir conexão com o equipamento configurado a cada 15s, mas não tem a flexibilidade de se conectar com vários equipamentos que a configuração via ladder com o bloco SCB possui.

Até breve,
Sato-san
User avatar
Samuel.Cappelli
Posts: 6
Joined: Sun Jan 13, 2019 3:21 pm

Re: Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by Samuel.Cappelli »

Prezado Sato-Sam,

Por favor, queira me esclarecer:
Para que eu utilize a função de Comunicação Remota (235) na programação Ladder via Ethernet eu necessáriamente devo configurar o soquete 1 como cliente, correto? No entanto, se eu programar o soquete como cliente, não posso mais habilitar os demais soquetes como servidor e isso quer dizer que ele deixa de responder os pedidos de conexão tcp nas portas dos outros soquetes, correto? Como eu poderia fazer que o CLP envie dados em função da sua programação ladder, e ao mesmo tempo conectar nele para manipular suas memórias, sem usar aparelhos adicionais? Precisaria que o meu CLP conectasse externamente (internet) para enviar dados (algo do tipo o portal de telemetria) mas no local, o clp ainda tem que responder os comandos que são dados pelo celular do cliente (ligado numa rede tcp/ip).
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: Auto Conexão na configuração Ethernet

Post by sato-sam »

Boa tarde,

No caso do Portal de Telemetria, o socket 1 abre a conexão mas quem é o cliente da conexão é o Portal de Telemetria, ou seja, é o Portal que autentica o equipamento e que faz solicitações de leitura e escrita. Utilizar o bloco SCB de comunicação Remota neste cenário gera um conflito de pacotes. Por isso, no caso do Portal de Telemetria, faz sentido o contexto de socket servidor com autoconexão, pois o socket 1 apenas abre a conexão para que o cliente - o Portal - faça as solicitações necessárias. No caso que o CLP sempre envia dados via bloco SCB, o contexto é o CLP abrir a conexão e ser o cliente da conexão. Para utilizar o bloco SCB de comunicação remota para se conectar em apenas um equipamento remoto, configure como cliente com auto-conexão que ele irá se conectar no IP e porta destino configurados. Não se esqueça de alterar a porta do Socket 1, que por default é 2016, para ser diferente dos outros sockets.

Cada socket pode operar com protocolos diferentes de forma independente, desde que a porta configurada seja diferente. Você pode abrir até 4 conexões simultâneas (1 UDP + 3 TCP), mas, se a operação é distinta (ex. Cliente/servidor ou Modbus/ASCII/SCP-HI) você deve alterar as portas. o socket 0 é UDP, SCP-HI com a porta 65520 por default e não pode ser reconfigurada, por isso é chamado de socket de controle.

Exemplo para acessar o Portal de Telemetria, e ser acessado por um equipamento que fala Modbus-TCP e via SPDSW:

[*] Configuração dos Sockets
cfg1.png
cfg1.png (287.15 KiB) Viewed 5790 times
Alguns pontos:



Boa sorte e até breve,
Sato-san
Post Reply