Problema com abertura de tela

Post Reply
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Problema com abertura de tela

Post by Leonardo »

Boa tarde!

Estou com problemas na hora de abrir uma tela, eu criei varias telas e inseri alguns objetos nelas, eu consigo abrir algumas telas, porem quando insiro uma imagem list na tela e tento abrir as telas novamente eu não consigo, é mostrada uma tela com a seguinte mensagem:

Access violation at address 005A0FDF in module viewer.exe.
Write of address 00000000
erro.png
erro.png (3.02 KiB) Viewed 3941 times
eu não sei mais o que fazer já apaguei a tela e refiz varias vezes, ela funciona no começo mas quando insiro o objeto imagemlist na tela ela da problema na aplicação impedindo de abrir as demais telas.
User avatar
daniel_bable
Moderadores
Posts: 47
Joined: Wed Jun 19, 2013 1:06 am

Re: Problema com abertura de tela

Post by daniel_bable »

Leonardo bom dia,

Você poderia me informar a versão do HIscada Pro que você esta utilizando.
Se possível você pode anexa o seu projeto aqui no fórum ?

obrigado.

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
Daniel Bable Franco
Analista em Automação

HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Re: Problema com abertura de tela

Post by Leonardo »

Daniel, boa tarde!

A versão do HIscada Pro que estou usando é o 1.5.10 revisão 2688.

Eu não estou conseguindo anexar o arquivo, esta aparecendo a mensagem que o arquivo é muito grande para anexar
User avatar
daniel_bable
Moderadores
Posts: 47
Joined: Wed Jun 19, 2013 1:06 am

Re: Problema com abertura de tela

Post by daniel_bable »

Caro Leonardo,

Nossa equipe de desenvolvimento analisou a aplicação de vocês e conseguiram a reproduzir o erro reportado.

O que está acontecendo é o seguinte:

A aplicação de vocês possuem muitas imagens e com resoluções relativamente grandes(como por exemplo resoluções de 2900x2300). O ambiente do Viewer do HIscada Pro carrega todas as imagens em memória para que sejam apresentadas na tela e quanto maior a resolução da imagem, maior será o espaço alocado em memória para essa imagem.

E de acordo com a quantidade de imagens de uma tela e também com o histórico de navegação entre as telas da aplicação, o ambiente do Viewer pode consumir uma quantidade considerável de memória e nestes casos, ele pode até não conseguir carregar alguma imagem devido a falta de memória.

Nesta situação, foi onde evidenciamos o problema, pois o ambiente gerada uma exceção por este motivo e a partir deste momento, a navegação ficava comprometida, sendo necessário reinicializar o Viewer.

Neste ponto, identificamos um problema no ambiente do Viewer e que iremos corrigir na próxima liberação do HIscada Pro. A ideia é que o Viewer ao não conseguir carregar em memória alguma imagem, apenas não a exiba na tela, mantendo o correto funcionamento da aplicação(claro que no aspecto visual, a imagem não será mostrada na tela).

Agora em relação a aplicação de vocês, sugerimos algumas modificações para que possam evitar este tipo de problema, onde a ideia é que diminuam a resolução de todas as imagens que utilizam na aplicação, de forma a adequar essa resolução para a resolução(tamanho) configurado no controle(objeto de tela) associado a imagem.

Por exemplo, na tela Ilum_Terr_A, temos uma lista de imagem chamada ImageList_035 como o tamanho configurado para 1185 de largura e 741 de altura. A imagem(Jardim_1TerrA.png) associada a esse objeto, possui uma resolução muito maior que a necessária(2900x2300), então a ideia é ajustar essa resolução para 1185 de largura e 741 de altura, de modo a adequar a resolução da imagem ao tamanho do controle.(Se o tamanho da imagem do controle puder ser menor é melhor).

Apesar de no controle(lista de imagem), ter a opção de ajustar essa resolução (conforme configurado pela propriedade dimensão da imagem), isso apenas tem impacto na sua apresentação. Porém a carga da imagem associada em memória, se da pela resolução original.

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
Daniel Bable Franco
Analista em Automação

HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Post Reply