Programação horária

Post Reply
luan_almeida
Posts: 7
Joined: Mon Sep 25, 2017 7:43 pm

Programação horária

Post by luan_almeida »

Boa tarde,

Eu estou fazendo a implantação de um sistema de automação de iluminação e preciso criar programações horárias para cada circuito (ou seja, o operador seleciona uma faixa de horários em que as luzes devem permanecer acesas). É importante que essa faixa de horários possa ser modificada pelo operador com facilidade. Como posso fazer isso com o HIscada Pro? Estou utilizando controladores RION com módulos DIO600.
Luan Phelippe Almeida
Renov Service
daniel kantor
Posts: 28
Joined: Fri Feb 19, 2016 6:12 pm

Re: Programação horária

Post by daniel kantor »

Bom dia, Luan,

Segue em anexo uma aplicação de exmeplo.
Nela é possível ver o horário atual do computador, selecionar um horário para acionar uma tag local, horário de desligar o tag local e o estado do tag local.
Além disso, criei um script que é acionado a cada 1 segundo por um Timer.
Nesse script ele recebe a hora atual, de ligar e desligar. Caso a hora inicial seja menor que a hora final, significa que será no mesmo dia, caso contrário (hora final menor que a inicial), o tag será desligado no dia seguinte.
Após isso, testa se a hora atual está dentro da faixa e modifica o valor do tag em questão.

Para realizar isso em um RION, basta trocar o tag local para um OPC.

Para mais informações sobre Tags em Scripts: http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... erenc-tags
Para mais informações sobre o DateTime: http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... eTime.html
Para mais informações sobre o Timer: http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... imers.html
para mais informações sobre o EditDateTIme: http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... etime.html

Atenciosamente,
Daniel Kantor
Attachments
configura_horarios.H7G
(557.72 KiB) Downloaded 235 times
Everton Martins
Posts: 1
Joined: Tue Apr 03, 2018 7:23 pm

Re: Programação horária

Post by Everton Martins »

Bom dia!

Estou com uma situação bem semelhante!

Tenho vários circuitos de iluminação! Preciso criar uma tela onde o operador consiga criar as programações horarias de forma didática, podendo escolher facilmente qual circuito será comandado e se possível definir se esta programação irá funcionar diariamente, semanalmente,etc..
Pelo que entendi no exemplo enviado, a Tag que será controlada foi definida no script, correto? Queria uma forma do operador poder escolher qual circuito vai programar...

Desde já, Agradeço a atenção de todos!
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Programação horária

Post by wesley.oliveira »

Bom dia, Everton.
Uma forma para que você consiga implementar sua automação é a seguinte:
Se você estiver utilizando um controlador da HI Tecnologia, existe um bloco de programação chamado SCB que você utiliza para pegar o valor da data e hora atual do controlador, e salvar esse valor em memórias inteiras do próprio controlador.
Com essa informação em mãos, você consegue criar lógicas de comparação no ladder do controlador para ligar uma saída, ou desligar uma saída, quando a data ou hora do controlador for igual a data ou hora programada pelo operador através do sistema supervisório.

Exemplo:
Vamos supor que você executou o bloco SCB e salvou nas memórias inteiras M10(Dia_CLP), M11(Mês_CLP) e M12(Ano_CLP) o valor da data atual do controlador, e nas memórias M13(Hora_CLP), M14(Minutos_CLP) e M15(segundos_CLP) o valor da hora atual do controlador.
No sistema supervisório, você disponibiliza para o operador programar o valor da data e hora nas seguintes memórias do controlador M20(Dia_Liga), M21(Mês_Liga), M22(Ano_Liga), M23(Hora_Liga), M24(Minuto_Liga), M25(segundos_Liga), M26(Dia_Desliga), M27(Mês_Desliga), M28(Ano_Desliga), M29(Hora_Desliga), M30(Minuto_Desliga) e M31(Segundos_Desliga).
Com estas informações, para ligar ou desligar uma saída do controlador em determinada hora programada, basta criar uma lógica para comparar os valores dessas memórias.

Espero ter lhe ajudado.
Qualquer duvidas, estamos a disposição.
Post Reply