[Solicitação de senha] Conexão com Servidor OPC diverso

Post Reply
Daltro
Posts: 27
Joined: Sun Feb 14, 2016 7:44 pm

[Solicitação de senha] Conexão com Servidor OPC diverso

Post by Daltro »

Prezados,

Talvez esta seja uma dúvida primária, mas como é minha primeira aplicação com o protocolo OPC cabe a pergunta:

- Estou seguindo os exemplos da aplicação exemplo... criei as telas e os TAGs local e OPC... porém eu uso um servidor chamado OPC Server for Arduino - versão 1.6 - via ethernet.
Quando eu tento executar a aplicação gerada no HIscada, aparece uma tela de erro do Viewer informando "Falha durante carga de itens OPC locais"
Percebe-se que o sistema está pedindo um usuário e senha para fazer a conexão com o Server OPC... mas o servidor não tem isso... e agora ?
Se eu "rodar" o aplicativo Viewer sozinho... ví que existe um local onde eu configuro o endereço IP e a conexão automática, mas ai o sistema da erro informando que não encontrou o Kernell...
Como faço ???
Falha quando mando rodar a aplicação
Falha quando mando rodar a aplicação
HIscada - Falha na autenticacao.jpg (142.47 KiB) Viewed 4078 times
Segunda falha
Segunda falha
HIscada - Falha na autenticacao - 02.jpg (230.56 KiB) Viewed 4078 times
HIscada + OPC Server
HIscada + OPC Server
HIscada - Falha na autenticacao + OPCServer.jpg (131.18 KiB) Viewed 4078 times
Daltro
Posts: 27
Joined: Sun Feb 14, 2016 7:44 pm

Re: [Solicitação de senha] Conexão com Servidor OPC diverso

Post by Daltro »

Valeu Daniel,

Está tudo funcionando... era isso mesmo que faltava configurar.

Então, só para ficar registrado:

O nome do servidor é : ArduinoOPCServer.1
O prefixo é : ArduinoEthernet0.
Item é : A00 (Nome que você deu em seu Sketch)

Vou fazer uma telinha básica e mostrar para o pessoal do laboratório de garagem...

Depois inicio o meu aplicativo final..
User avatar
daniel_bable
Moderadores
Posts: 47
Joined: Wed Jun 19, 2013 1:06 am

Re: [Solicitação de senha] Conexão com Servidor OPC diverso

Post by daniel_bable »

Caro Daltro, bom dia!

Quando rodamos a aplicação por dentro do "IDE" não é necessário colocar usuário e senha.
O erro pode esta ocorrendo pois algumas configurações do Tag OPC não esta batendo com as configurações do servidor OPC. Verifique as configurações do grupo Tag OPC e as configurações do Servidor OPC.

No TagOpcGroup tem um item nas configurações que se chama "Prefixos de endereçamento" ele pode estar configurado errado. Ele define o prefixo de endereçamento para acesso ao item OPC.
Para realizar esse caminho é preciso o "Prefixo do endereçamento" mais o "Endereço do Item".
No caso do HI o prefixo é: Server_1.Driver_1000.DEV1. e o Endereço do Item é: M1, formando o caminho: Server_1.Driver_1000.DEV1.M1. Conforme imagem a seguir.

Prefixo do Endereçamento no item TagOpcGroup_001.
PrefixoEnderecamento.png
PrefixoEnderecamento.png (29.31 KiB) Viewed 4053 times
Endereço do Item no item TagOpc_001.
EnderecoItem.png
EnderecoItem.png (25.59 KiB) Viewed 4053 times
Verifique o prefixo de endereçamento do seu servidor OPC.

A segunda falha de exceção no Viewer, vamos tentar reproduzir o erro aqui para que possamos apurar este erro.

O endereço IP você precisa colocar o IP de onde o Kernel está sendo rodado, se o Kernel estiver instalado no próprio computador em que a aplicação do supervisório esta rodando você pode colocar o IP 127.0.0.1(IP Local).
Você pode encontrar maiores informações neste link.

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
Daniel Bable Franco
Analista em Automação

HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Post Reply