Como escrever as datas iniciais e finais do mês/semana/ano ?

Post Reply
vagnerpardinho
Posts: 5
Joined: Mon Nov 17, 2014 4:33 pm

Como escrever as datas iniciais e finais do mês/semana/ano ?

Post by vagnerpardinho »

Como escrever datas completas de uma semana, um mês e um ano em tags tipo DateTime?

Digamos que o tag de data inicial tenha a data de 19/02/2016 e seja pressionado um botão que deseja estabelecer um filtro de um ano dentro do ano atual da data contida no tag (2016), ou seja, as datas de 01/01/2016 e 31/12/2016 deveriam ser atribuídas a tags tipo DateTime como datas iniciais e finais respectivamente para uma consulta sql por exemplo.

A mesma ideia se aplica para o filtro de um mês inteiro, no exemplo da data inicial acima, teríamos datas de 01/02/2016 e 29/02/2016 (em anos bissextos como esse) atribuídas a tags com as datas de inicio e fim respectivamente.

Para uma semana vale a mesma ideia.
daniel kantor
Posts: 28
Joined: Fri Feb 19, 2016 6:12 pm

Re: Como escrever as datas iniciais e finais do mês/semana/a

Post by daniel kantor »

Bom dia, Vagner,

Para realizar essas ações, é necessário entender um pouco sobre o DateTime e do os.time e os.date.

Deixei em anexo um exemplo de como fazer essas três ações. Elas funcionam da seguinte maneira:

muda_por_ano: recebe as duas tags com as datas, sendo que a tag de início que será a lida para o ano. Após isso, guarda separado o ano, o dia e o mês em variáveis locais, cria as novas datas a partir do ano escolhido e escreve os novos valores nas Tags.

muda_por_semana: recebe as duas tags com as datas, sendo que a tag de início que será a lida para a semana. Após isso, guarda o dia, mês e o ano em variáveis locais, mas, ao criar o DateTime para a tag de início e fim, é usado uma função para receber o domingo anterior da data escolhida para a tag de início e o domingo posterior para a tag de fim, tomando cuidado com as mudanças de mês e de ano.

muda+por_mes:recebe as duas tags com as datas, sendo que a tag de início que será a lida para o mês. Após isso, guarda o mês e o ano em variáveis locais, mas, ao criar o DateTime para a tag de fim do mês, é usado uma função para receber o ultimo dia do mês escolhido.

Espero ter ajudado.
daniel kantor
Posts: 28
Joined: Fri Feb 19, 2016 6:12 pm

Re: Como escrever as datas iniciais e finais do mês/semana/a

Post by daniel kantor »

Segue o anexo
Attachments
semana_mes_ano.H7G
(558.39 KiB) Downloaded 278 times
Post Reply