Máscara de alarmes

Post Reply
Frederico
Posts: 8
Joined: Wed Dec 09, 2015 12:40 pm

Máscara de alarmes

Post by Frederico »

Bom dia!

Tenho uma WORD cujos bits 3, 4, 5 e 6 representam alarmes individuais. Criei 4 alarmes com as máscaras 8, 16, 32 e 64 respectivamente.

Entretanto, estou tendo alguns problemas, por exemplo: o valor 64 não ativa o último alarme e o valor 4 ativa o primeiro e segundo, sendo que este valor não deveria ativar os alarmes (bit 2 não tem alarme).

Podem me esclarecer?
Obrigado!
User avatar
daniel_bable
Moderadores
Posts: 47
Joined: Wed Jun 19, 2013 1:06 am

Re: Máscara de alarmes

Post by daniel_bable »

Caro Frederico, Bom dia!

No caso dos alarmes com as máscaras, nas propriedades específicas dos alarmes no campo máscaras de bit precisamos configurar o valor em hexadecimal e não em decimal.
Você pode usar uma calculadora específica para transformar estes valores.

Em anexo a esta resposta, se encontra um arquivo de projeto do HIscada Pro exemplificando como criar alarmes com as máscaras.

Basicamente neste exemplo, foram criados os seguintes itens para permitir tal funcionalidade:

Um tag Local do kernel configurado como short com sinal e configurados os alarmes . O caminho para este item no projeto é: Kernel.Tags.Local.TagLocalGroup_001.TagLocal_001

Uma tela principal onde o usuário poderá visualizar o grid de alarmes. Basicamente esta tela tem os seguintes objetos "Alarms_001" e um "Edit_001" para simular os valores dos bits. O caminho para este item no projeto é: Viewers.Screens.ScreenGroup_001.Screen_001

No manual online do HIscada Pro, existe um guia para importar um projeto, presente nesta página, na seção Importando um Projeto.

Em caso de novas dúvidas, basta utilizar nosso fórum!
Attachments
almMascara.H7G
Exemplo de aplicação de alarmes com máscaras através do HIscada Pro
(557.78 KiB) Downloaded 273 times
Daniel Bable Franco
Analista em Automação

HI Tecnologia - Indústria e Comércio Ltda
Campinas - SP
Fone: +55 (19) 2139-1700
Email: daniel.franco@hitecnologia.com.br
Web-site: http://www.hitecnologia.com.br
Post Reply