Banner de alarmes

Post Reply
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Banner de alarmes

Post by Leonardo »

Boa tarde!
Estou precisando de ajuda para abrir um banner de alarmes que eu criei.

Preciso saber como faço para abrir esse banner automaticamente assim que o sistema gerar qualquer tipo de alarme?
Matheus Arthus
Posts: 6
Joined: Thu Feb 25, 2016 1:01 pm

Re: Banner de alarmes

Post by Matheus Arthus »

Boa tarde, Leonardo.

Se eu entendi bem a sua pergunta, você quer abrir uma tela com um aviso, de acordo com a alteração do valor de um Tag. Se for isso, o seguinte procedimento resolverá seu problema:

1) Criar uma tela base - por cima da onde o banner aparecerá, e uma outra tela - que será o banner de aviso de alarme;

2) Criar um TagMonitor na Tela Base, para que o banner apareça quando houver mudança no valor do Tag;

3) Criar um Script que gere a ação de abrir uma tela - ou fechar, dependendo do valor do Tag monitorado;

4) Configurar o TagMonitor, selecionando o Tag que será monitorado e o Script que será executado.

Pronto. Sempre que o valor do Tag for alterado, uma tela de aviso aparecerá (igual um pop-up) de acordo com o valor do Tag.

Criei um exemplo para o seu auxílio que está em anexo nessa resposta.

Caso o seu problema seja apenas criar e gerenciar alarmes utilizando a própria infra do ambiente, por favor, dê uma olhada nessa documentação:
https://doc.hitecnologia.com.br/hiscada ... alarm.html

Qualquer dúvida estarei a disposição.
Attachments
Exemplo_Chama_BannerAviso.H7G
(555.53 KiB) Downloaded 239 times
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Re: Banner de alarmes

Post by Leonardo »

Boa noite,

Eu dei uma olhada no exemplo que você me mandou em partes é isso o que eu quero mesmo, porem eu tenho algumas variáveis em OPC que eu configurei os alarmes de temperatura nível alto e nível baixo, pressão de agua e outras, eu quero que sempre que qualquer um desses alarmes que eu configurei forem ativados abra uma tela com o grid mostrando todos os alarmes que estão sendo gerados no sistema, eu tentei adaptar o exemplo que você me mandou mas não consegui fazer funcionar.

poderia me mandar um exemplo utilizando variáveis OPC com alarmes configurados?
Matheus Arthus
Posts: 6
Joined: Thu Feb 25, 2016 1:01 pm

Re: Banner de alarmes

Post by Matheus Arthus »

Olá, Leonardo.

Eu alterei o exemplo a fim de atender a sua necessidade. Eu basicamente substituí a dinâmica para a utilização de um tag opc.

Desculpa a demora e qualquer dúvida, por favor, sinta-se a vontade para postar.

Até mais.
Attachments
Exemplo_ChamaBannerAviso_Opc.H7G
(558.24 KiB) Downloaded 245 times
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Re: Banner de alarmes

Post by Leonardo »

Matheus, Bom dia!

Estou com um problema nesse caso do banner de alarmes, eu consegui fazer o banner de alarme abrir com o ultimo exemplo que você me passou, porem eu apenas consigo fazer funcionar com variáveis opc que tem alarmes do tipo numérico, quando eu tendo fazer com alarmes do tipo booleano não funciona. eu segui o mesmo exemplo que você me mandou mas utilizando alarmes opc do tipo booleano.
como eu faço para conseguir pegar os alarmes do tipo booleano para abrir o banner de alarme?
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Banner de alarmes

Post by wesley.oliveira »

Boa tarde, Leonardo.
No caso de utilizar um Tag OPC booleano, você pode adicionar um alarme para o Tag OPC booleano normalmente, para ele que seja mostrado em um objeto grid de alarme, mas para este tipo de alarme você não irá conseguir configurar o limite durante a execução da aplicação no VIEWER, apenas através do ambiente de desenvolvimento IDE.
Adicionalmente, você também terá que fazer algumas mudanças no script para que esta funcionalidade possa funcionar. Um exemplo de alteração, é adicionar no script uma condição para comparar se o valor do Tag OPC booleano é igual, ou diferente, de TRUE ou FALSE.
Estou anexando um projeto de exemplo onde realizei estas mudanças.
Exemplo_ChamaBannerAviso_Opc.H7G
(559.07 KiB) Downloaded 225 times
Abraço, Wesley.
Leonardo
Posts: 8
Joined: Wed Oct 25, 2017 5:08 pm

Re: Banner de alarmes

Post by Leonardo »

Boa noite!

eu estou com mais um problema com o banner de alarme estou tentando inibir a abertura da tela com um botão de reconhecimento de alarme para que o banner não fique abrindo direto mesmo depois que foi reconhecido, porem não estou conseguindo fazer isso, estou precisando muito de uma ajuda com isso.

O que estou tentando fazer é através de um botão no banner de alarme setar uma variável booleana local, quando essa variável for setada com o valor 1 o script pega esse valor e verifica se a condição é verdadeira e para de abrir o banner.
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Banner de alarmes

Post by wesley.oliveira »

Neste caso, Leonardo, se você esta tentando, dentro do seu Script, escrever valores "1", "-1" ou "0" em uma tag booleana, realmente não irá funcionar. Exemplo:

local tag = Tags.Get("caminho_tag_booleano")
tag.Value = 1
tag:WriteValue()


Dentro de Scripts, para escrever valor "verdadeiro" ou "falso" em um tag booleano, você deve utilizar os textos "true" para verdadeiro, e "false" para falso. Exemplo:

local tag = Tags.Get("caminho_tag_booleano")
tag.Value = true
tag:WriteValue()


E quando precisar comparar o valor de uma tag booleana, você compara com "true" ou "false". Exemplo:

if (tag.Value == true) then

end


Espero ter ajudado.
Post Reply