Button

Post Reply
WSL
Posts: 21
Joined: Wed Apr 10, 2013 12:00 pm

Button

Post by WSL »

Olá!

Estou utilizando o HIscada Pro na versão 1.4.04. Li no manual online que o objeto de tela Button ganhou mais algumas propriedades a partir da versão 1.4.00.

Quando eu ativo a propriedade "Modo retentivo" na aba 'Especificas', aparecem mais propriedades na aba 'Tags', mas não como mostrado no manual. As propriedades "Envia valor botão pressionado" e "Envia valor botão solto" não estão aparecendo, por que?

Obrigado!

Wilson Lima
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Button

Post by wesley.oliveira »

Boa tarde, Wilson.
Acredito que você não conseguiu visualizar essas propriedades, pois é necessário selecionar um TAG primeiro.
Logo após você selecionar um TAG, essas propriedades irão surgir.
Estou lhe enviando uma foto ilustrando essa condição.
Espero ter ajudado.
Attachments
propriedades_button.png
propriedades_button.png (176.54 KiB) Viewed 7523 times
WSL
Posts: 21
Joined: Wed Apr 10, 2013 12:00 pm

Re: Button

Post by WSL »

Olá Wesley, obrigado pelo retorno!

O tag eu já havia selecionado conforme você mostrou na imagem, a diferença é que no meu caso o tag é OPC e de instância.

Note que na imagem que você anexo também só aparecem quatro propriedades, o manual descreve seis propriedades.

As propriedades: 'Envia valor botão pressionado' e 'Envia valor botão solto' não aparecem na sua aplicação também.

Veja o anexo
Button_Propriedades_AbaTags.png
Button_Propriedades_AbaTags.png (18.68 KiB) Viewed 7522 times
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Button

Post by wesley.oliveira »

Perfeitamente, Wilson.
É que na versão 1.4.04 do HIscada Pro, essas 4 propriedades se fundirão em apenas 2.
Antes era necessário programar o valor que iria ser enviado, e programar também se essa funcionalidade iria estar habilitada ou não, como é o caso das propriedades "Envia Valor Botão Pressionado = (sim ou não)" e "Envia Valor Botão Solto = (sim ou não)".
Essas duas propriedades agora ficaram implícitas nas propriedades "Valor Botão Pressionado" e "Valor Botão Solto".
E como é uma versão nova do ambiente, ainda não tivemos um tempo para atualizar o manual da página rsrs.
Quaisquer duvidas, é só postar.
WSL
Posts: 21
Joined: Wed Apr 10, 2013 12:00 pm

Re: Button

Post by WSL »

Entendi..

Sendo assim, agora eu tenho outra dúvida: É possível alterar o valor de um tag Opc de instância do tipo boolean (Models.Model_Tanque.Tags.Opc.TagOpcGroup_001.TagOpc_001) utilizando o objeto button ?

Só consegui fazer isso utilizando um objeto Edit.
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Button

Post by wesley.oliveira »

É possível sim, Wilson.
É só você criar um TAG OPC dentro do MODELO que você criou para sua instância.
Em seguida, vá até a TELA que possui o objeto BUTTON, e crie um "RefModel" dentro do objeto "ModelList".
Para este "RefModel" que você criou, associe o MODELO da sua instância.
Dessa forma, quando você for selecionar uma TAG para o objeto BUTTON, será possível selecionar o TAG OPC da instância também.
Anexei duas imagens ilustrando isso.
Attachments
RefModel.png
RefModel.png (28.97 KiB) Viewed 7518 times
RefModel_2.png
RefModel_2.png (77.41 KiB) Viewed 7518 times
WSL
Posts: 21
Joined: Wed Apr 10, 2013 12:00 pm

Re: Button

Post by WSL »

Wesley, agradeço mais uma vez pelas suas explicações sempre muito claras.

Eu é que não fui claro na minha pergunta. Até onde a imagem que você anexou mostra eu já fiz, porem, quanto eu clico com o mouse no botão ele altera a cor e o texto conforme eu configurei mas o valor do tag associado ao botão não muda. As propriedades do botão na aba Tags: 'Valor do botão pressionado' e 'Valor do botão solto' estão 1 e 0 respectivamente. Acontece que esses valores não estão sendo passados para o tag. Será que as propriedades 'Envia valor botão pressionado' e 'Envia valor botão solto' estão mesmo ativas por padrão?

Desde já agradeço.
wesley.oliveira
Posts: 21
Joined: Thu Feb 25, 2016 5:31 pm

Re: Button

Post by wesley.oliveira »

Bom dia, Wilson.
Acho que agora eu entendi sua dúvida.
Eu consultei o pessoal de desenvolvimento do HIscada Pro, e realmente houve uma mudança na forma de alterar o valor de um TAG usando o modo retentivo do objeto button.
Agora, para que você consiga realizar esta ação, você terá que adicionar "ObjActions" no seu objeto Button.
Por exemplo, no seu caso, você terá que criar um "ObjAction" para enviar o valor 1 no evento de "OnClick" do button, como nesta imagem abaixo:
botao_precionado.png
botao_precionado.png (23.23 KiB) Viewed 7504 times
e outro "ObjAction" para enviar o valor 0 no evento de "OnRelease" do button, como nesta imagem abaixo:
botao_solto.png
botao_solto.png (23.74 KiB) Viewed 7504 times
desta forma, quando o botão estiver pressionado será enviado o valor 1 para o TAG, e quando o botão estiver solto, será enviado o valor 0.
Realize esta configuração, e veja se funciona.
Até mais, Wesley.
Post Reply