ProgressBar

Post Reply
Daltro
Posts: 27
Joined: Sun Feb 14, 2016 7:44 pm

ProgressBar

Post by Daltro »

Prezados,

Coloquei uma ProgressBar e um display na minha aplicação. Ambos elementos associados a analógica A0 que varia de 0 -> 1023.
No display a variável aparece normalmente. Mas no ProgressBar não muda nada!

Nos limites de valores do objeto deixei "constante", valor do índice mínimo 1 e valor do índice máximo 100, porém quando executo a aplicação o preenchimento fica próximo a 10% e não se move. Se coloco o índice máximo em 1023 o preenchimento desaparece.

Verifiquei o documento http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... rogressbar e parece-me que está tudo certo...

Teriam alguma ideia do porque do preenchimento desta barrinha não se mover ?
Matheus Arthus
Posts: 6
Joined: Thu Feb 25, 2016 1:01 pm

Re: ProgressBar

Post by Matheus Arthus »

Olá Daltro,

Vamos tentar resolver o seu problema.

O primeiro ponto, só para esclarecer, é que o valor mínimo e máximo que você seleciona nas propriedades da barra progressiva precisam ser compatíveis com os valores obtidos pela porta analógica. Então, se você configurar como de 1 à 100 e receber valores de 1 à 1000, a sua barra irá ficar subdimensionada, ou seja, ela irá exibir para você apenas os valores entre 1 e 100, e não converter os valores reais de 1 à 1000 para uma escala de 1 à 100. Não sei se consegui ser claro. No entanto, sua escala deve acompanhar os valores reais, se não você terá seus valores "comidos" pela escala.

Porém, você mesmo disse que alterou o valor máximo da barra para 1023, que é valor máximo real que você pode obter, então não é esse o problema.

Sinceramente, não consegui identificar o problema. Geralmente é algo haver com a comunicação do tag_opc, fazendo com que a barra não receba nenhum sinal, e portanto, não exiba nada. Mas, como você disse que a mesma tag está associado tanto a barra quanto ao display - e o display está exibindo o valor, então esse também não é o problema.

Poderia, eventualmente, ser alguma incompatibilidade de tipo de variável. Mas fiz alguns testes aqui tanto com dados reais quanto inteiros, e o resultado foi exatamente o mesmo.

O que posso fazer por você é lhe enviar um exemplo com barras funcionando. Coloquei 4 barras, duas usando tags locais controlados por um TrackBar, e duas usando tags_opc. Não sei qual CLP você está usando, mas caso seja um CLP da HI, já está tudo configurado para funcionar, inclusive posso lhe enviar o programa do CLP também.

Espero ter contribuído. Qualquer coisa estou a disposição por aqui.

Segue um link para a página que explica como importar um projeto para sua máquina:
http://doc.hitecnologia.com.br/hiscada_ ... um-projeto
Attachments
Exemplo_BarraProgressiva.zip
Exemplo Barra Progressiva + Programa CLP
(566.81 KiB) Downloaded 261 times
Daltro
Posts: 27
Joined: Sun Feb 14, 2016 7:44 pm

Re: ProgressBar

Post by Daltro »

Matheus,

Obrigado pela contribuição, mas o problema era outro...

O detalhe é que quando defini-se o TAG OPC, no meu caso, deve-se mandar converter para "short sem sinal" e o item tamanho esperado ficou em 1 (default).

Pronto tá tudo funcionando... inclusive os gráficos que tbm não funcionavam por esse motivo.

Valeu !
Post Reply