[P7C] Acesso aos I/Os via MODBUS

Tutoriais e dúvidas relacionadas aos controladores ZAP, P7C, NEON, RION e módulos de I/O em geral.
Post Reply
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

[P7C] Acesso aos I/Os via MODBUS

Post by sato-sam »

Bom dia, gostaria que me enviassem a lista de registradores de dados do protocolo Modbus RTU do CLP P7C para que eu possa fazer a leitura das entradas analógicas via PC.
User avatar
sato-sam
Moderadores
Posts: 81
Joined: Thu Dec 15, 2016 7:37 pm

Re: [P7C] Acesso aos I/Os via MODBUS

Post by sato-sam »

Prezado, bom dia!

Para ter acesso aos I/Os do P7C você precisa implementar um programa ladder que realiza a movimentação dos I/Os para memórias do controlador. Este bloco é o bloco MOV. Abaixo estão exemplos de blocos MOV que serão explicados a seguir.
blocomov_IO.PNG
blocomov_IO.PNG (3.67 KiB) Viewed 1853 times
ItoR_RtoO.PNG
ItoR_RtoO.PNG (2.02 KiB) Viewed 1853 times
- Entradas analógicas de 12 bits: MOV de variável da entrada analógica correspondente do tipo E (E0.. Emax) para variáveis do tipo M de 12 bits. O resultado será um valor de 0 a 4095 (unidade de conversor). Para obter a unidade de engenharia pretendida, é necessária uma conversão.

- Saídas analógicas de 12 bits: MOV de variável do tipo M de 12 bits para variável correspondente da saída analógica do tipo S (S0..Smax). O valor a ser atuado deve estar em unidade de conversor (0 a 4095).

- Entradas digitais: Duas possibilidades. A primeira é o repasse do estado da referida entrada digital, do tipo I, para uma variável booleana do tipo R. A segunda é um MOV de I para variável do tipo M e, desta forma, até 16 entradas digitais são simultaneamente atualizadas nos bits da memória M. Na figura, M20 é utilizada. O estado de I0 estará no bit 0, o estado de I1 estará no bit 1 e assim por diante.

- Saídas digitais: Duas possibilidades. A primeira a atualização direta da referida saída digital, do tipo O, utilizando uma variável booleana do tipo R. A segunda é um MOV de uma variável do tipo M para variável do tipo O da saída digital e, desta forma, até 16 saídas digitais são simultaneamente atualizadas. Na figura, M21 é utilizada. O estado de O0 estará no bit 0, o estado de O1 estará no bit 1 e assim por diante.

Desta forma, ao se tentar ler via modbus:
As variáveis do tipo M equivalem a Holding Registers
As variáveis do tipo R equivalem a Coil

Estou à disposição para eventuais dúvidas.
Boa sorte!
Sato-Sam.
Post Reply